“A vida está a vencer na América” disse o vice-presidente dos EUA Mike Pence nesta sexta-feira (27) durante a 44ª edição da March For Life em Washington, que na ocasião, reuniu milhares de pessoas em favor da vida.
A “Marcha pela Vida” é realizada anualmente na capital americana desde que a Suprema Corte do país decidiu legalizar o aborto, em 1973 com a aprovação da lei Roe x Wade – julgamento do caso Roe x Wade, no qual a personagem principal, Norma McCorvey – a “Jane Roe” – exigia o direito a abortar seu filho, após supostamente ter sido estuprada. Anos mais tarde, a notória ativista viria a desmentir o alegado e revelar que tudo não passava de uma farsa montada por pressão de seus advogados para conseguirem legalizar o aborto nos EUA.
A 44ª edição do evento, que já contava com a motivação da proibição do financiamento às industrias do aborto, assinado dias antes pelo presidente Donald Trump – Leia aqui – contou também, pela primeira vez na História, com a presença de um vice-presidente dos EUA que inclusive discursou para a multidão, reafirmando o grande momento que estão vivendo na defesa da vida e enfatizando a maioria pró-vida no Congresso e a futura nomeação de uma autoridade pró-vida para a Suprema Corte.
“A vida está a vencer pela generosidade de milhões de famílias de acolhimento que abrem os seus corações e casas para as crianças que precisam. A vida está a vencer pela compaixão das obras caritativas e voluntários nos centros de crise na gravidez assim como por organizações fundamentadas na fé que servem as mulheres nas cidades em toda a América. A vida está ainda a vencer nos conselhos silenciosos que são passados entre mães e filhas, entre avós e netas e entre amigas nas universidades, nos cafés e nas cozinhas. A verdade está a ser dita. A compaixão está a sobrepor-se à conveniência e a esperança está a vencer o desespero. Numa palavra, a vida está a vencer na América por causa de todos vós.” Trecho do discurso de Mike Pence (vice-presidente EUA)
O discurso na íntegra pode ser conferido clicando aqui.
Entre os milhares de participantes, tivemos a participação brasileira de membros do MoVida (Movimento pela Vida e não violência) do estado do Ceará e do movimento nacional Brasil sem Aborto.
Foto by Luiz Eduardo Girão
Abaixo, confira algumas imagens da Marcha pela Vida:
Fotos by: Students For Life, Independent Journal Review