Com ampla cobertura da imprensa cearense, o Movida (Movimento pela Vida e Não Violência) lançou a campanha “A vida depende do seu voto” na semana passada, no auditório da OAB/CE.
Assim, ao se iniciar mais um período de disputa eleitoral, a sociedade organizada e ciosa de seu papel traz para o debate e a informação do eleitor os temas que podem fazer a diferença na hora do voto.
A defesa da vida desde a concepção é a bandeira do Movida há seis anos. Durante o atual período em que candidatos apresentam suas propostas e devem defender suas convicções, o Movida segue orientando eleitores para que eles façam a melhor escolha, conscientes de quem é contra ou a favor da legalização do aborto.
Mas, além do compromisso com a defesa da vida desde a concepção, o Movida também convida os candidatos a refletirem sobre políticas públicas para a prevenção da gravidez indesejada e para o atendimento de qualidade às gestantes.
Segundo o movimento, 82% da população brasileira é contra a legalização do aborto e o voto é a melhor maneira de o eleitor marcar posição ao escolher representantes que professem e trabalhem pela causa da vida.
DA OAB PARA AS RUAS
O lançamento da campanha “A vida depende do seu voto” na OAB/CE contou com a presença da Dra. Lenise Garcia, presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, apoiador da iniciativa do Movida. Também participaram do evento candidatos aos cargos eletivos e representantes de movimentos em defesa da vida no Ceará, como o “Jovens pela Vida”.
Movimento suprapartidário e suprarreligioso, que conta com o apoio de instituições e entidades católicas, espíritas e evangélicas, entre outras, o Movida realizará em novembro, na Avenida Beira-Mar, a sua tradicional “Marcha pela Vida contra o Aborto”.
Além de mobilizar as pessoas que defendem o direito à vida desde a concepção, a marcha tem por objetivo levar à população esclarecimentos sobre o que é o Estatuto do Nascituro. “Há uma desinformação muito grande”, diz Fernando Lobo, coordenador do Movida. “Ao trabalharmos este tema durante a marcha, teremos a oportunidade de informar a população sobre o real teor do estatuto, que é defender a vida do embrião e proteger a mulher que deseja ser mãe”, acrescenta.
Karla Montenegro, presidente do Movida no Ceará, lembra que “nesta eleição, a população cearense vai eleger os representantes do Congresso Nacional – Câmara e Senado. Esses políticos são muito importantes para a defesa da vida e pela não legalização do aborto. Temos que ficar atentos na hora de votar”.
A CAMPANHA E O ESTATUTO
A campanha “A vida depende do seu voto” incentiva os eleitores a identificar os candidatos que defendem a vida desde a concepção. Esses candidatos são convidados a preencher o termo de compromisso que está disponível no site do Movida (www.movida.org.br) e reconhecer o documento com a sua assinatura em cartório. Depois disso, cada candidato deve enviar uma cópia digital do termo de compromisso para o e-mail movida@movida.org.br, ou pelo fax (85) 3244-1094. O intuito é publicar no site do Movida a lista dos candidatos que declararam ser a favor da vida e contribuir para que eles também divulguem esse posicionamento em suas campanhas.
Para o eleitor, a informação de quem é quem na disputa eleitoral estará sempre atualizada e disponível para consulta no site do Movida.
O Estatuto do Nascituro visa proteger e zelar pela vida do ser humano já concebido, mas ainda não nascido. O projeto, aprovado em uma comissão da Câmara dos Deputados, aguarda apreciação da Comissão de Constituição e Justiça.
Segundo os idealizadores do Movida, a prática do aborto atenta contra a vida de milhares de mulheres e crianças e é mais comum em Fortaleza do que muitos possam imaginar. Por isso, o movimento zela pela divulgação do estatuto, com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o seu conteúdo e importância.
Lucila Cano
Responsabilidade Social e Ética
lcano@terra.com.br